Tecnologia blockchain é usada para rastrear bolas em jogos de futebol

Campeonato espanhol cria mecanismo de rastreabilidade para bolas que são usadas em gols na competição La Liga.

O uso de plataformas blockchain pode ir muito além do mercado cripto. Na Espanha, a tecnologia conhecida por dar vida ao bitcoin (BTC), ‘invadiu’ os campos de futebol e será usada para rastrear bolas durante o campeonato La Liga.

De acordo com o projeto esportivo, a tecnologia blockchain permite o rastreamento das bolas de futebol usadas na competição. Sendo assim, será possível identificar qual bola foi usada para marcar um gol, por exemplo.

Além da La Liga, a Gol-Ball participa da iniciativa que prevê o sorteio de bolas usadas na competição de futebol na Espanha. Quando uma delas acertar o gol, ela será separada pelos organizadores do campeonato.

A identificação da bola que balançar as redes somente será possível através da tecnologia blockchain. Antes disso, era impossível identificar qual bola havia marcado gol, diz comunicado da Gol-Ball.

“Cada vez que se marca um gol, a bola volta a rodar e acaba mesclando com as demais, perdendo o valor único e a possibilidade de ter a bola do gol.”

Blockchain no futebol


O gerenciamento descentralizado de dados através da blockchain permite a rastreabilidade das informações inseridas em plataformas criadas a partir desta tecnologia.

A Gol-Ball explica que a iniciativa permitirá a oferta da bola do gol para os torcedores. Essa oferta poderá acontecer através de sorteios entre os torcedores dos times que participarão do campeonato La Liga, ou ainda, a bola pode ser vendida pela organização.

Sendo assim, o projeto prevê a recolha das bolas logo após algum time marcar gol na competição. Além do objeto físico, as bolas recolhidas terão uma versão digital, que também será distribuída entre os torcedores dos times que participam do torneio. A organização Gol-Ball destaca que o projeto é pioneiro, e permitirá a identificação da bola usada em gols, algo que não era possível até então.

“Pela primeira vez, os torcedores de todo mundo poderão ser donos de um dos elementos mais desejados do futebol, a bola do gol.”

Segundo a organização, o projeto está finalizado e deve entrar em campo a partir de 8 de janeiro, logo após o término da Copa do Mundo 2022, que está acontecendo no Catar. A iniciativa pode ser usada ainda em outras competições de futebol ao redor do mundo.

Fonte: Blocktrends