Proposta contra backlog de patentes é destaque no Enaex

Créditos: MDIC

Participando da abertura do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro, o presidente da República, Michel Temer, citou a iniciativa do INPI e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) de apresentarem uma alternativa jurídica para reduzir o atraso no exame de patentes. Ele se referia à consulta pública que está em andamento com a proposta de uma norma para o procedimento simplificado de deferimento de pedidos.

O ministro Marcos Pereira, do MDIC, também  fez um pronunciamento na abertura do evento, que vai até o dia 10, no Rio de Janeiro, com o tema “Reduzir custos para exportar, reindustrializar e crescer”. Para o ministro, apesar da onda de protecionismo que ganha força no contexto internacional, o país vai continuar avançando na conquista de novos mercados.

Segundo o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, ” as empresas que planejam reforçar seus negócios em outros países precisam criar estratégias de propriedade industrial, contemplado a proteção de patentes, marcas, desenhos industriais e demais registros”.

O Enaex é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e reúne especialistas, empresários e representantes do governo para discutir as principais questões relativas ao setor.

Confira neste link o vídeo com os pronunciamentos de Michel Temer e Marcos Pereira.

Fonte: INPI