Disney é novamente acusada de plágio por causa de Zootopia

O roteirista Gary L. Goldman, cuja ação foi arquivada no ano passado, entrou com um processo virtualmente idêntico contra a companhia.

O roteirista Gary L. Goldman (Os Aventureiros do Bairro Proibido) está determinado a provar que a Disney roubou seu trabalho e plagiou suas ideias no premiado Zootopia – Essa Cidade é o Bicho. De acordo com informações do Deadline, Goldman revitalizou sua ação judicial do ano passado – arquivada no último mês de julho – e deseja ir aos tribunais para enfrentar a companhia de Mickey Mouse, alegando que a companhia se apropriou indevidamente de tudo relacionado à Zootopia, incluindo o título da produção.

Desse modo, é possível perceber que o processo é virtualmente idêntico ao submetido em 2017 – até mesmo a firma de advocacia, a Quinn Emanuel, é a mesma. Novamente, Goldman afirma que apresentou suas ideias e ilustrações para a Disney e suas subsidiárias em 2000 e em 2009 e que o estúdio utilizou os materiais sem ter direito de explorar a propriedade intelectual do roteirista e produtor. Na ação, Goldman (mais uma vez) pede danos morais e demanda que a Disney sofra sanções por causa do caso.

Levando em consideração a extrema semelhança entre os dois processos e que o primeiro foi arquivado pelo Juiz Michael Fitzgerald por falta de provas que denunciassem o roubo de propriedade intelectual, é bem provável que a Disney também consiga derrubar a nova velha ação judicial – de qualquer forma, é preciso aguardar o desenrolar dos próximos capítulos. A empresa de Mickey Mouse ainda não se pronunciou sobre o ressurgimento da problemática.

Fonte: AdoroCinema