INPI participa de seminário sobre exportação

O seminário Competitividade com Foco na Exportação reuniu no dia 29 de junho, no Rio de Janeiro, especialistas e profissionais do mercado para discutirem os desafios do setor. O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou do evento, que contou com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, na abertura.

O evento foi promovido pelo jornal O Globo, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Marcos Jorge citou dados da Organização Mundial do Comércio que mostram que a exportação de 70 países, que juntos representam 90% do comércio internacional, aumentou 13% no primeiro quadrimestre de 2018, superando o que foi registrado em 2017, com aumento de 10,1%.

No mesmo período, a exportação brasileira cresceu mais de 16%, ressaltou Marcos Jorge.

– Estamos acima de importantes países como Canadá, México, Colômbia, Peru, Alemanha, França, África do Sul, Austrália e Índia. Esses números reforçam que o caminho traçado por nós está correto, apesar de ainda ter muito o que ser feito para o fortalecimento de nosso setor produtivo – disse.

O ministro Marcos Jorge ressaltou que a atuação do MDIC é guiada pela abertura comercial e o aumento da produtividade, da inovação e da excelência na formulação de políticas públicas.

– Nossa meta é, cada vez mais, integrar o Brasil ao mundo, por meio da facilitação de comércio e da busca ambiciosa por melhor e maior acesso a mercados estrangeiros – comentou, destacando o trabalho desempenhado para atingir tal objetivo.

– Nos últimos dois anos, revisamos o posicionamento estratégico de nosso País no cenário global, com a retomada e o fortalecimento do diálogo com mais de 15 países, incluindo Estados Unidos, Argentina e China, os três maiores parceiros comerciais do Brasil – afirmou.

Marcos Jorge reforçou a conclusão do acordo de livre comércio com a União Europeia e a entrega, ainda em 2018, da última etapa do Portal Único de Comércio Exterior – que beneficiará diretamente cinco milhões de operações anuais de exportação de mais de 255 mil empresas.

Fonte: INPI | Clipping por LDSOFT