No último dia da missão do INPI na 56ª Assembléia-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, Suíça, o presidente do INPI, Luiz Pimentel, esteve reunido com a diretora-geral da Oficina Espanhola de Patentes e Marcas (OEPM), Patricia García-Escudero, para assinar o memorando de entendimentos entre os dois escritórios.
A diretora-geral da OEPM declarou sua intenção de colaborar com o Funds in Trust (FIT) da Espanha e do Brasil para a realização de atividades conjuntas, além de propor, no âmbito do IBEPI, a criação de modelos de contratos de transferência de tecnologia. Luiz Pimentel reforçou a importância do trabalho dos escritórios no espaço ibero-americano e convidou Patrícia García-Escudero para participar do Simpósio Internacional das Academias de PI da América Latina, a ser realizado em novembro, em Florianópolis.
Ainda no dia 5 de outubro, houve a reunião com o diretor-executivo do Centro Nacional de Registros (CNR) de El Salvador, Rogelio Canales Chávez, que destacou a importância da cooperação com o INPI. Por sua vez, Luiz Pimentel declarou que pretende retomar as discussões para a assinatura de um memorando de entendimento com o CNR.
A comitiva do INPI — formada pela coordenadora-geral de Marcas, Leila Campos, a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais, Rafaela Guerrante, e sua substituta, Iloana Rocha, além do presidente Luiz Pimentel —, também participou de reuniões com o Escritório Sueco de Patentes e Registros (PRV, na sigla em inglês), representado por sua diretora-geral, Susanne Ås Sivborg, com foco em ações para combater o backlog e na área de transferência de tecnologia e patentes, especialmente aeroespacial, e com os participantes do Programa Iberoamericano de Propriedade Industrial (IBEPI), constituído por Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.
Fonte: INPI