Muitos acreditavam que a transformação digital estava distante e agora estão sendo obrigados a escolher entre adotá-la imediatamente ou fechar as portas.
Ao aceitar passar sua empresa para o mundo digital, ter que registrar domínio e adotar o uso de marca, dá para ter uma noção de que quem usa uma marca não registrada será muito mais facilmente encontrado e terá muito mais chances de ser obrigado a indenizar o verdadeiro titular da marca registrada, bem como a se abster de usá-la em definitivo.
Em muitos casos, a troca de uma marca será traumática para as empresas; afinal, uma marca representa a identidade construída perante o mercado. Muitas quebrarão em virtude das ações judiciais relativas a diversos temas da Propriedade Intelectual; inclusive e principalmente, ao uso indevido de marca, à violação de direitos autorais etc.
Se até agora tínhamos a MÉDIA de 2.500 pedidos de registro de marca por semana, de acordo com as publicações da RPI, tenham uma certeza: esse número vai aumentar ainda mais.
Portanto, o registro e o acompanhamento semanal da marca serão serviços ainda mais necessários. Aquele “preenchedor de formulário” do INPI que se vende como “especialista em registro de marca”, mas que nunca estudou o assunto de verdade, cada vez mais ficará encurralado em virtude das especificidades e da complexidade dos casos.
E outra: se até agora tínhamos uma média de 15% de sucesso para os empreendedores que tentavam por si só o registro de sua marca por acharem que a contratação de uma consultoria especializada era jogar dinheiro fora, tenham uma segunda certeza: esse percentual vai diminuir ainda mais.
Resumindo, sem querer vender meu peixe e já vendendo, empreendedor de sucesso foca em gerir seu negócio e ter uma assessoria especializada nas áreas que necessita para seu crescimento e sobrevivência no mercado. Não adianta querer fazer tudo sozinho: salvo se você tiver dinheiro sobrando para quebrar algumas vezes até se conscientizar de que o planejamento e a prevenção podem te fazer economizar muito dinheiro e projetar teu negócio para conquistar o mercado.
Autoria Dr. Marcelo Porto